Apresentamos o Guia do Servidor com informações e orientações gerais sobre os processos relacionados à vida funcional dos servidores da Universidade de Brasília.

 

Fazem parte do quadro de pessoal permanentes da Universidade de Brasília, os servidores dos cargos técnico-administrativos em educação e os professores do magistério superior, submetidos ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, disposto na Lei nº 8.112/1990, e com carreiras estruturadas, respectivamente, pela Lei nº 11.091/2005 e Lei nº 12.772/2012.

 

Ressaltamos que, além desses servidores, possuem vínculo com a UnB os professores substitutos e visitantes (Lei nº 8.745/1993) e os estagiários (Lei nº 11.788/2008). Por fim, é possível atuar como Professor Voluntário (Lei n° 9.608/1998), Pesquisador Colaborador (Resolução CEPE nº 047/2022) ou Extensionista Colaborador (Resolução CEPE nº 146/2006), mas sem vínculo trabalhista com a UnB.

 

A seguir são apresentados os tópicos, separados por temática, abordados neste Guia do Servidor.

 


 

PROVIMENTO, DESIGNAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO

 

 - PROVIMENTO

 

 

Informamos que o acesso aos sistemas institucionais depende da finalização do registro funcional dos servidores e disponibilização da matrícula SIAPE. Após esse registro, o servidor receberá instruções de como ter acesso aos sistemas, não sendo necessário protocolar novo processo solicitando esse acesso. 

 

-EXONERAÇÃO E VACÂNCIA

 

- MOVIMENTAÇÕES

 

- DESIGNAÇÃO DE CARGO E FUNÇÕES

 


 

DEMAIS FORMAS DE VÍNCULO COM A UNB

 

 


 
DEVERES E PROCESSOS DISCIPLINARES
 
 
 

DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA

 

  

- Docente

  

- Servidor Técnico-Administrativo em Educação


 

AFASTAMENTOS E LICENÇAS

 


 

JORNADA DE TRABALHO

 

 


 

CADASTRO E FINANCEIRO

 

 

 


 

VANTAGENS (ADICIONAIS, AUXÍLIOS, BENEFÍCIOS E GRATIFICAÇÕES)

  

 


 

SAÚDE

 

 

 


 

APOSENTADORIA E PENSÕES