Apresentação: O modelo de Dimensionamento da Força de Trabalho, desenvolvido pelo Grupo Projectum da Universidade de Brasília, sob liderança dos professores doutores André Luis Marques Serrano (EP/FT) e Pedro Paulo Murce Menezes Cavalcante (DA/FACE), identifica e analisa quantitativa e qualitativamente a força de trabalho necessária ao cumprimento dos objetivos institucionais, considerando as inovações tecnológicas e a modernização dos processos de trabalho. Trata-se de uma ferramenta de planejamento da força de trabalho que contribui de forma útil à boa gestão de organizações e de pessoas.

 

Objetivo: A tecnologia de Dimensionamento da Força de Trabalho permite aos gestores estimarem matematicamente a quantidade ideal de pessoas necessárias à realização de atividades, metas ou demandas reprimidas de uma dada unidade organizacional, cargo e carreira, processo de trabalho ou qualquer outro agrupamento de recursos humanos.

 

Benefícios Esperados: Subsidiar processos de composição e recomposição e de movimentação da força de trabalho é um dos principais benefícios advindos da tecnologia de Dimensionamento da Força de Trabalho.

 

Para a Administração Pública Federal: Otimizar o gasto público com pessoal é a finalidade principal do Dimensionamento da Força de Trabalho; as estimativas iniciais apontavam para uma economia anual de aproximadamente 200 milhões de reais para o Governo Federal.

 

Para os Gestores: Além das estimativas matemáticas de pessoal, a tecnologia de Dimensionamento da Força de Trabalho fornece aos gestores mais de 60 indicadores para a tomada de decisão sobre suas equipes de trabalho, com foco no melhor aproveitamento da força de trabalho em termos de produtividade e desempenho.

 

Para os Servidores: Maior satisfação e motivação no trabalho ao exercer atividades compatíveis com a capacidade laboral do indivíduo.

 

Sobre a equipe de dimensionamento da UnB: No ano de 2022 o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), por meio do Ato do DGP n. 0778/2022, instituiu o Comitê de Dimensionamento da Universidade de Brasília, presidido e coordenado pela Coordenadoria de Planejamento e Alocação de Pessoal (CPAP) e composto pelos seguintes membros:

 

- Prof. André Luiz Marques Serrano (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) – Departamento de Engenharia de Produção. 

- Prof. Pedro Paulo Murce Menezes (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) – Departamento de Administração.

- Nara Cristina Ferreira Mendes (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) – Auditoria Interna.

 

Registra-se que os Professores André Luiz Marques Serrano e Pedro Paulo Murce Menezes Cavalcante foram os responsáveis pelo desenvolvimento dos modelos matemáticos, do método de pesquisa e da tecnologia de Dimensionamento da Força de Trabalho hoje em aplicação nos órgãos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública, trabalho atualmente coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Maiores informações: https://grupoprojectum.com.br/


Legislação: Portaria SEDGG/ME nº 7.888, de 1º de setembro de 2022.