Consultas SIGRH
A seguir, são apresentadas as consultas que podem ser realizadas pelo servidor no SIGRH.
Para realizar todas as consultas é necessário que o servidor acesse o site https://sig.unb.br/sigrh/ com o seu login e senha. Após o login, o servidor deverá se certificar que está visualizando o Menu Servidor do Portal do Servidor (ver Módulos).
Essa consulta apresenta os períodos aquisitos do servidor (quinquênio) e as informações de dias usufruídos ou se aquele período está prescrito (não é possível realizar novas solicitações). Informações sobre a seção "Tipos de Aquisitivos" Nessa seção são apresentadas as informações sobre o período aquisitos já adquiridos pelo servidor, os já prescritos e os ainda em vigor. Início: O início do primeiro período aquisitivo coincide com a data em que o servidor entrou em exercício na UnB (ou no setor público, naqueles caso em que o servidor solicitou vacância, isto é, mudou de cargo, sem quebra de vínculo com a Administração Pública Federal). Os demais períodos aquisitivos iniciarão após o término do período aquisito anterior; Término Real: O término do período aquisito é contabilizado após 5 anos de efetivo exercício (quinquênio), sendo descontados nesse cálculo as faltas, suspensões e demais situações que não são consideradas como efetivo exercício (consideradas sem ônus). Término Previsto: Apresenta a informação de quando deveria terminar o período aquisitivo, no caso de não haver faltas, suspensões e outras situações que não são consideradas como efetivo exercício (consideradas sem ônus). Caso não exista tais ocorrências o Término Real será igual ao Término Previsto. Prescrita: Após completar o período aquisito, o servidor terá 5 anos para solicitar a licença para capacitação. Após esse período, o servidor perderá o direito de solicitar licença para capacitação referente a esse período aquisitivo. Assim, caso a informação dessa coluna seja "Não", o servidor ainda terá direito de solicitar licença para esse período, caso seja "Sim", o servidor perdeu esse direito. No exemplo acima, o servidor adquiriu o direito de solicitar a licença para capacitação no dia 21/08/2019, após completar o seu primeiro período aquisitivo (quinquênio) que iniciou em 21/08/2014 e terminou em 20/08/2019. Esse servidor terá até 20/08/2024 para iniciar a licença para capacitação, que poderá ser finalizada após essa data. Portanto, o período aquisitivo ainda não está prescrito. Em 21/08/2024, caso não haja falta, suspensão ou outra situação não contabilizada como efetivo exercício, o servidor adquirirá novo período aquisitivo, referente ao período de 21/08/2019 a 20/08/2024. Informações sobre a seção "Aquisitivos Utilizados" Nessa seção são apresentadas as informações sobre as licença para capacitação já usufruídas, informando o total de dias e o período aquisitivo de referência. Dias: Quantidade de dias de licença para capacitação usufruídas. Cada período de licença para capacitação corresponde a 90 dias, que poderão ser divididos em até 6 períodos de no mínimo 15 dias. Início: Data que iniciou o usufruto da licença para capacitação, que deverá ser iniciado antes de adquirir um novo período aquisitivo (isto é, antes de concluir um novo chamado quinquênio). Término: Data que terminou o usufruto da licença para capacitação. Período aquisitivo: Período aquisito ao qual se refere a licença para capacitação (quinquênio de referência). No exemplo acima, o servidor usufruiu todo o período de licença para capacitação referente ao período aquisitivo 21/08/2014 à 20/08/2019. Então apesar desse período aquisitivo ainda ter prescrito, o servidor não poderá solicitar mais licença para capacitação, por ter utilizado todos os dias disponíveis. Assim, terá que aguardar a finalização de novo quinquênio para solicitar novo período de licença para capacitação.
Clique no menu Consultas; Selecione Dependentes; A relatório de consulta apresentará os dependentes cadastrados. Observação: O cadastro de dependentes deverá ser realizado no aplicativo SouGov.br conforme as orientações disponíveis nesse link. Caso o cadastro de dependentes não esteja atualizado no SIGRH, conforme os dados registrados no SouGov.br, o servidor deverá formalizar solicitação de atualização cadastral à DGP/DAP/COREF, por meio de processo SEI.
Essa consulta apresenta os valores mensais recebidos pelo servidor, para o período indicado, especificando cada uma das rubricas e os totais. Observação: As fichas financeiras também podem ser consultadas no aplicativo SouGov.br conforme as orientações disponíveis nesse link.
Essa consulta apresenta todas as entradas e saídas registradas no ponto do servidor. Observação: Esse relatório não apresenta as ocorrências e ausências lançadas pelo servidor.
Através desta operação é possível verificar os créditos de horas acumulados pelo servidor e como estes foram utilizados.
Declaração informando se o servidor compensou as horas de greve. Observação: Caso não existam horas em greve para serem compensadas em seus assentamentos funcionais, aparecerá uma mensagem de erro.
Essa consulta apresenta um demonstrativo de compensação dos períodos de recesso, desenvolvimento de atividades remuneradas por GECC no horário de expediente, entre outros, usufruídos pelo servidor. Observação: Apenas os dados referentes aos meses cujo ponto eletrônico do servidor já foi homologado serão computados para abatimento do débito pendente de compensação.
Essa consulta apresenta as informações dos registros de ponto do servidor, indicado os registros de entrada, saída e registro de ocorrências, ausências ou observações. Observação: Os tipos de ocorrências e ausências serão detalhados em tópico específico.
Essa consulta apresenta o histórico de solicitações de registro de ocorrência e ausências do servidor. Observação: Esse relatório permite Visualizar Ocorrência/Ausência (); Alterar dados da Ocorrência/Ausência (); ou ainda Remover Ocorrência/Ausência (). As duas últimas opções só poderão ser realizadas caso o registro de frequência do respectivo mês ainda não tenha sido homologado.
Essa consulta apresenta o histórico de designações para Cargos de Direção, Funções Gratificadas e Função de Coordenação de Curso, seja como titular ou substituto.
Essa consulta apresenta aos professores o histórico de promoções ou progressões funcionais, e para os servidores técnico-administrativos em educação o histórico de Progressão por Mérito Profissional e Progressão por Capacitação Profissional.
Clique no menu Consultas; Selecione Ocorrências>Funcionais; O relatório apresentará as ocorrências funcionais do servidor.
Consulta de período aquisitivo para Licença para Capacitação
Consulta de Dependentes
Consulta de Ficha Financeira
Consulta de Comprovantes de Frequência
Consulta de Crédito de Horas Acumulado
Observação: Os consumos do crédito de horas não lançados através de ocorrências são contabilizados apenas após a homologação da folha. Caso não existam horas acumuladas, aparecerá uma mensagem de erro.Declaração de Compensação de Horas em Greve
Demonstrativo de Compensação Especial
Espelho do Ponto
Consulta de Ocorrências/Ausências do Servidor
Histórico de Designação
Histórico de Progressão
Consulta de Ocorrências Funcionais