30 de Setembro de 2022
Manuais
Manual sobre nepotismo e conflito de interesse: Material elaborado pelo Decanato de Gestão de Pessoas com orientações gerais à comunidade acadêmica sobre o assunto.
Manual Prático de Nomeação e Designação de Cargos e Funções: Manual elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU) com orientações a serem observadas pelos órgãos do Poder Executivo Federal quanto à ocupação de cargos em comissão do Grupo Direção e Assessoramento Superiores (DAS) e das Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE).
Formulários
Declaração de Nepotismo: Nele o servidor atesta a existência, ou não, de cônjuge ou familiar com grau de parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau na unidade na qual entrará em exercício em cargo efetivo ou em comissão. O documento que deverá ser preenchido no momento de provimento originário e designações, nomeações para Funções Gratificadas, Cargos de Direção e remoção de servidores.
Informativos e outros
Integridade no Governo Federal (Repositório da CGU)
Nepotismo: Definição e situações
Nepotismo: Situações e boas práticas
Liderança com integridade - Folder
Liderança com integridade - Vídeo
Nomeação e Designação de Cargos e Funções
O que é liderar com integridade?
Ações de capacitação
Ética e Serviço Público
Instituição: Enap
Certificador: EaD, curso aberto
Carga horária: 20 horas
Objetivo: Neste curso, serão apresentados os principais fundamentos de ética e suas relações com os desafios enfrentados pelo setor público. A conduta das pessoas interfere no funcionamento das organizações e traz impactos para a sociedade. Por essa razão, o desenvolvimento da consciência ética é fundamental para garantir o respeito ao interesse público, à cidadania, ao estado de direito e à democracia. A proposta central do curso é capacitar as pessoas para que tenham conduta ética ao oferecerem e utilizarem serviços públicos.
Introdução à Gestão e Apuração da Ética Pública
Certificador: Enap
Modalidade: EaD, curso aberto
Carga horária: 24 horas
Objetivo: Este curso tem a finalidade de esclarecer os principais pontos da estrutura do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo federal, dos procedimentos do rito processual ético e a da gestão das atividades das comissões. Quer saber mais? Inscreva-se.
Ética em Contratações Públicas
Certificador: Enap
Modalidade: Remoto, de acordo com a oferta
Carga horária: 15 horas
Objetivo: No curso de Ética em Contratações Públicas você vai experienciar e refletir, na prática, sobre casos reais de conflitos de interesses, além de conhecer mecanismos de controle e boas práticas no processo de contratação, que poderão nortear sua tomada de decisão.
Gestão e Apuração da Ética - Básico
Certificador: Enap
Modalidade: Remoto, de acordo com a oferta
Carga horária: 14 horas
Objetivo: O curso tem como objetivo desenvolver, a partir da exposição conceitual aplicada das normas, aspectos relacionados aos procedimentos do dia-a-dia das comissões de ética, com vistas à melhor gestão e apuração da ética pública.
Gestão e Apuração da Ética - Avançado
Certificador: Enap
Modalidade: Remoto, de acordo com a oferta
Carga horária: 17 horas
Objetivo: O curso busca aprofundar o desenvolvimento, a partir da exposição conceitual aplicada das normas, de habilidades relacionadas aos procedimentos do dia-a-dia das comissões de ética, com vistas à melhor gestão e apuração da ética pública.
Fundamentos da Integridade Pública: Prevenindo a Corrupção
Certificador: Enap
Modalidade: EaD, curso aberto
Carga horária: 25 horas
Objetivo: Este curso apresenta uma abordagem introdutória sobre a integridade pública dividida em 11 aulas que tratam de temas como: integridade e integridade pública, riscos para a integridade, programa e plano de integridade.
Governança, Compliance e Integridade na Administração Pública: novidades, desafios e tendências.
Certificador: Enap
Modalidade: Remoto, de acordo com a oferta
Carga horária: 21 horas
Objetivo:
- Conscientizar-se das peculiaridades da Governança no cenário atual;
- Indicar as particularidades do Compliance na gestão pública;
- Reconhecer as especificidades da Integridade na contemporaneidade;
- Desempenhar habilidades de liderança no contexto do serviço público;
- Sintetizar o uso da abordagem Environmental, Social and Governance (ESG) no serviço público;
- Desenvolver preceitos éticos como ferramenta para a continuidade na gestão pública;
- Aplicar os mecanismos de Governança, Compliance e Integridade nas atividades da Administração Pública.
As ações sobre essa temática oferecidos pela UnB estão disponíveis no site https://capacitacao.unb.br/servicos/acoes-unb
16 de Fevereiro de 2017
O Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) da Universidade de Brasília foi criado em 2010 (Resolução Consuni nº 29/2010), a partir da transformação da Secretaria de Recursos Humanos em Decanato. Nesse processo, o Conselho de Administração da UnB também passa a ter a Câmara de Gestão de Pessoas, presidida pela Decana de Gestão de Pessoas (Resolução CAD nº 006/2013 e Resolução CAD nº 051/2013).
Missão:
Promover a gestão, desenvolvimento e potencialização de pessoas contribuindo para a busca permanente da excelência, saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho.
Visão:
Ser padrão de excelência nacional em gestão de pessoas em Instituições Federais de Ensino Superior.
Valores:
- Humanização nas relações de trabalho;
- Respeito à diversidade;
- Saúde;
- Segurança e qualidade de vida;
- Excelência;
- Trabalho em equipe;
- Satisfação no trabalho;
- Democratização do acesso às informações;
- Ética e transparência nas ações;
- Compromisso institucional; e
- Responsabilidade sócio ambiental.
A atual estrutura organizacional do DGP foi definida no Ato da Reitoria nº 1145/2017.
Relatórios do DGP