A DSQVT tem como atividades identificar, planejar, desenvolver e viabilizar condições adequadas de saúde e segurança no trabalho para os servidores da Universidade de Brasília - UnB.

 

     Suas ações englobam a criação de programas de qualidade de vida no trabalho; de projetos voltados à promoção da saúde; de prevenção de doenças ocupacionais; de vigilância dos ambientes de trabalho, dentre outros.

 

     É importante frisar que a DSQVT faz a gestão da Unidade  SIASS/UnB. A unidade Siass-UnB foi criada por meio de um acordo de cooperação com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) em dezembro de 2010. Com a criação da unidade, a UnB atende o Decreto n. 6.833, de 2009, que institui o Siass com objetivo de integrar ações e programas em assistência à saúde, perícia oficial e políticas de prevenção.

 

     Atualmente está vigente o ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA SIASS/UNB Nº 0001/2018 (2591910) composto por oito órgãos federais: Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL; Banco Central do Brasil – BACEN; Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico – CNPq; Instituto Federal de Brasília – IFB; Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis – IBAMA; e Fundação Universidade de Brasília – FUB.

 

     O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) tem por objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores da administração federal direta, autárquica e fundacional, de acordo com a política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal, estabelecida pelo Governo.  Assim, considera-se: I - assistência à saúde: ações que visem a prevenção, a detecção precoce e o tratamento de doenças e, ainda, a reabilitação da saúde do servidor, compreendendo as diversas áreas de atuação relacionadas à atenção à saúde do servidor público civil federal; II - perícia oficial: ação médica ou odontológica com o objetivo de avaliar o estado de saúde do servidor para o exercício de suas atividades laborais; e III - promoção, prevenção e acompanhamento da saúde: ações com o objetivo de intervir no processo de adoecimento do servidor, tanto no aspecto individual quanto nas relações coletivas no ambiente de trabalho.

 

horários de funcionamento: 

Segunda a sexta-feira 07:00 às 19:00

Localização: SGAN 604/605, Av. L2 Norte, HUB, Ambulatório II, térreo, Brasília/DF

CEP: 70840-050 

Maiores informações: 2028-5313 / 5516