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Boletim de Pessoal

Boletins 2013 a 2016
Boletim 2012

Capacitação, Desenvolvimento e Educação do Servidor

Carreira e Desenvolvimento
Capacitação
Estudos e Pesquisas
Legislação Pertinente
Coordenadoria de Engenharia e Segurança do Trabalho (CEST) PDF Imprimir E-mail

 

Compete às atividades de avaliação dos ambientes de trabalho e prevenção de acidentes do trabalho, com foco na qualidade de vida dos servidores. É ainda, responsável pela emissão de laudos de insalubridade e periculosidade.

 

Principais atividades da CEST:

 

Terceirização 

-  Nortear quanto a inclusão de cláusulas prevendo a segurança do  trabalho nos contratos firmados com empresas terceirizadas;

- Orientar as atividades desenvolvidas por empresas contratadas, quanto aos procedimentos de segurança e higiene do trabalho previsto na legislação ou constantes em contratos de prestação de serviço;

- Fiscalizar de forma documental e em campo, o cumprimento de normas de segurança e saúde do trabalho (ex.: utilização de EPC e EPI).

 

Perícias Judiciais

- Acompanhar a realização de perícias judiciais nos campi FUB quando estas envolverem servidores como parte interessada no processo.

 

Treinamentos

- Promover debates, encontros, campanhas, seminários, palestras, reuniões, treinamentos e utilizar outros recursos de ordem didática e pedagógica com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho e ações prevencionistas visando evitar acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho;

- Realizar treinamentos teóricos e práticos na área de segurança do trabalho nos Campi da UnB;

- Orientar e treinar os seus servidores quando necessário quanto ao uso adequado, guarda e conservação de todos os EPI fornecidos e necessários às suas atividades.

 

Contagem de Tempo para Aposentadoria Especial 

- Analisar processos de contagem de tempo de servidores à serviço da UnB para a emissão de pareceres e documentos necessários para apuração de tempo especial;

- Em atendimento às Orientações Normativas n° 15/2013 e 05/2014 SEGEP/MPOG a FUB deve revisar os tempos especiais de todos os processos  analisados sob a vigência das ON 07/2007 e ON 10/2010 SRH/MPOG;

 

Avaliações Ambientais nos Campi FUB e unidades externas

- Darcy Ribeiro;

- FGA;

- FCE;

- FUP;

- HVET (animais de grande porte);

- Fazenda Água Limpa.

 

Avaliações Ambientais: Laudos Periciais (LAA)

- Analisar as solicitações relativas à concessão de adicionais ocupacionais; preencher formulário.

- Sempre que necessário elaborar e revisar, Laudos de Avaliação Ambiental - LAA para o acompanhamento e controle de pagamento dos adicionais ocupacionais de modo individual aos servidores, respeitando a Lei 8.112/1990; artigos 68 a 72; Orientação Normativa 06/2013 SEGEP/MPOG de 18/03/2013.

 

Avaliações Ambientais: Inspeções de Segurança 

- Visitar ambientes de trabalho, para coleta de documentos e informações, visando o desenvolvimento de adequações ambientais e métodos de trabalho objetivando a preservação da saúde e segurança dos servidores em suas atividades laborais;

- Em caso de risco grave e iminente à saúde e segurança de servidores, terceirizados e alunos, recomendar de imediato à DSQVT o embargo de obra ou a interdição de máquinas, equipamentos ou setores, até que as medidas corretivas sejam implementadas.

- Informar ao centro de custo, por meio de parecer técnico, os riscos existentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-lo sobre as medidas de eliminação e neutralização;

- Analisar acidentes de trabalhos ocorridos com servidores na UnB emitindo relatório de investigação com a proposição de medidas preventivas e corretivas.

 

Avaliações Ambientais: Prevenção e Combate a Incêndios 

- Inspecionar equipamentos e instalações de proteção contra incêndio, de acordo com a legislação vigente, dentro das qualidades e especificações técnicas recomendadas, recomendando adequações;

- Dimensionar equipamentos de proteção e combate a incêndios conforme legislação vigente.

 

Avaliações Ambientais: Mapa de Riscos 

- Analisar qualitativamente, em todas as unidades da UnB e em conjunto com os servidores, os riscos ambientais aos quais estão expostos, com a confecção de documento gráfico de Mapeamento de Riscos Ambientais.

 

Avaliações Ambientais: Adicionais Ocupacionais 

- Visitar ambientes de trabalho verificando se a exposição referida no formulário de solicitação está de acordo com aquela descrita no LAA;

- Emitir atos de concessão, alteração e cancelamento de adicionais ocupacionais.

 

Radioproteção e Rejeitos 

- Auxiliar no gerenciamento dos rejeitos radioativos gerados nas áreas de pesquisa assim como aqueles existentes no Depósito de Rejeitos Radioativo provenientes de outras origens;

- Cooperar com as atividades do meio ambiente, orientando e acompanhando o tratamento e destinação dos resíduos industriais e perigosos, incentivando e conscientizando o trabalhador da sua importância para a vida;

- Auxiliar no monitoramento dosímetrico existentes nas diversas áreas de pesquisas que trabalham com material radioativo;

- Coletar dados junto aos pesquisadores;

- Dar suporte aos membros da Comissão de Radioproteção no que se refere aos serviços administrativos da Comissão.

 

Obras de Construção de Novas Edificações 

- Supervisionar obras e instalações temporárias dos locais de trabalho visando assegurar o cumprimento das normas pertinentes do trabalho.

 

Coordenador: Thiago Antonio de Mello

Localização: Campus Universitário Darcy Ribeiro, ICC-SUL, Subsolo, Sala BSS-187

CEP - 70.910-900 Brasília- DF

Telefone: (61) 3107 6420
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

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Universidade de Brasília- UnB

Decanato de Gestão de Pessoas - DGP

Telefone:(61)3107-0391

Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba A, Reitoria, Bloco A - 1° Andar CEP 70910-900 Brasília - DF

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