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Boletim de Pessoal

Boletins 2013 a 2016
Boletim 2012

Capacitação, Desenvolvimento e Educação do Servidor

Carreira e Desenvolvimento
Capacitação
Estudos e Pesquisas
Legislação Pertinente
Coordenadoria de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (CASQV) PDF Imprimir E-mail

 

A Coordenadoria de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (CASQV) visa integrar atividades e programas nas áreas de promoção, prevenção, acompanhamento funcional e assistência da saúde dos servidores técnico-administrativos e docentes da Universidade; dos servidores de órgãos partícipes da Rede SIASS (Subsistema Integrado da Atenção à Saúde do Servidor) e, dos estudantes Participantes dos Programas de Assistência Social e busca alcançar seus objetivos por meio das atividades descritas a seguir:

 

Viva Mais! Programa de Preparação para Aposentadoria

 

O Programa Viva Mais! tem como objetivo incentivar os servidores técnicos e docentes da Universidade de Brasília a refletirem sobre a aposentadoria e planejarem esse momento com tranquilidade, aumentando a possibilidade de vivenciar essa fase da vida com mais saúde e qualidade. O programa é realizado por meio de curso e oficinas. O curso é composto por 13 encontros em grupo com profissionais especialistas no tema. As oficinas e palestras ocorrem em 1 encontro grupal, de acordo com a necessidade e sem inscrições, podendo ser acordados previamente com os centros de custo. 

  • Público-alvo: Servidores da Universidade de Brasília. Também se destina aos servidores dos órgãos da unidade Siass-UnB. 
  • Dias e horários de funcionamento: Os dias e horários de funcionamento do Programa Vias Mais! são definidos a cada semestre a fim de se adequar às demandas do serviço. 
  • Admissão: As inscrições ocorrem no início de cada semestre por meio do envio do nome completo, matrícula, telefones, centro de custo, idade e tempo de serviço para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Maiores informações: 3340-2314 (Falar com Cristineide, Joyce ou Karen)

 

Programa EQUILÍBRIO

 

O Programa Equilíbrio visa promover a alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos de servidores técnicos e docentes da Universidade de Brasília. Esse programa é realizado em 12 encontros de grupo semanais com nutricionista, educador físico, terapeuta e enfermeiro na Fiocruz. 

  • Público-alvo: Servidores da Universidade de Brasília. Também se destina aos servidores dos órgãos da unidade Siass-UnB. 
  • Dias e horários de funcionamento: Os dias e horários de funcionamento do Programa Equilíbrio são definidos a cada semestre a fim de se adequar às demandas do serviço. 
  • Admissão: As inscrições ocorrem no início de cada semestre por meio do envio do nome completo, da matrícula e dos telefones para o e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Maiores informações: 3340-2314 (Falar com Karen)

 

Programa de Atenção à Saúde dos Servidores

 

É um das atividades da CASQV que tem como objetivo principal atuar no campo de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as questões relacionadas à saúde e ao trabalho dos servidores da Universidade de Brasília. Oferece atendimento aos servidores que apresentem demandas relacionadas à avaliação de desempenho em estágio probatório com notas baixas; em processos de realocação e/ou remoção; em processo de readaptação por motivos de saúde; usuários de álcool e/ou outras drogas; servidores com deficiência e, com queixas relacionadas ao trabalho.  

  • Público-alvo: Servidores da Universidade de Brasília. Eventualmente, também se destina aos servidores dos órgãos da unidade SIASS-UnB. 
  • Dias e horários de funcionamento: Agendamento prévio a ser firmado entre os interessados e servidores da CASQV. 
  • Admissão: Servidores encaminhados pelo serviço de acolhimento da CASQV, pela Coordenadoria de Perícia Oficial em Saúde – CPOS e/ou por outros setores da UnB, por meio de documento formal.  

Maiores informações: 3340-2314 (Falar com Angela ou Jane)

 

Oficinas de Habilidades Sociais

 

As Oficinas de Habilidades Sociais compõem um programa, que tem como proposta auxiliar os trabalhadores em suas relações interpessoais, proporcionando relações mais salutares e respeitosas dentro e fora do ambiente de trabalho. São encontros semanais, no formato grupal, com discussões, exposições e treino de habilidades, possibilitando troca de experiências e a integração entre os participantes. 

  • Público-alvo: Servidores da Universidade de Brasília. Também se destina aos servidores dos órgãos da unidade SIASS-UnB. 
  • Dias e horários de funcionamento: Dias e horários são definidos previamente, em cada semestre, para atender às demandas do serviço. 
  • Admissão: Inscrição pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , informando nome completo, matrícula FUB e número de telefone celular. As inscrições são abertas a cada início de semestre. 

Maiores informações: 3340-2314 (Falar com Joyce ou Mirele)

 

Serviço de Acolhimento Psicossocial

 

O Serviço de Acolhimento Psicossocial é o espaço de escuta da comunidade universitária a quem necessitar compartilhar queixas, angústias e/ou qualquer questão que se apresente enquanto problema gerando crise. É o espaço no âmbito da instituição que se destina a “dar a voz” ao usuário, buscando com este o fortalecimento para tomada de decisões e resolução de suas questões. A partir dessa escuta, encaminhamentos diversos poderão ocorrer para outros serviços da Universidade e/ou rede externa. 

  • Público-alvo: Servidores e estudantes Participantes dos Programas de Assistência Social (encaminhados pela DDS/DAC) ou estudantes encaminhados pelo SOU/DEG. Também se destina aos servidores dos órgãos da unidade Siass-UnB.  
  • Dias e horários de funcionamento: Funciona sem agendamento prévio nas segundas e sextas à tarde; terças, quartas e quintas pela manhã.  
  • Admissão: Admissão espontânea ou encaminhamentos diversos.  
  • Desligamento: Desligamento se dará após duas faltas sem justificativas ou quando o usuário se recusar a permanecer no Serviço. 

Maiores informações: 3340-2314 (Layreane ou Valéria)

 

Serviço de Intervenção em Crise

 

O Serviço de Intervenção em Crise é o espaço de escuta da pessoa que se encontra em situação de crise psíquica grave. 

  • Público-alvo: Servidores e estudantes Participantes dos Programas de Assistência Social (encaminhados pela DDS/DAC) e estudantes encaminhados pelo SOU/DEG. Também se destina aos servidores dos órgãos da unidade Siass-UnB.  
  • Dias e horários de funcionamento: Funciona com agendamento prévio.  
  • Admissão: O ingresso no Serviço se dá através de encaminhamento do Serviço de Acolhimento Psicossocial. 
  • Desligamento: Desligamento se dará após duas faltas sem justificativas ou quando o usuário se recusar a permanecer no Serviço. 

Maiores informações: 3340-2314 (Falar com Soraya ou Valéria) 

 

Serviço de Escuta Qualificada Relacionada ao Trabalho

 

Espaço individual ou coletivo de escuta e fala, para tratar das questões relacionadas ao trabalho/trabalhador que possam estar gerando sofrimento. Confirmada a demanda de sofrimento no trabalho, o espaço de discussão será aberto com o(s) trabalhador (es) e mediado pelo(s) técnico(s) do Serviço de Acompanhamento Funcional da CASQV. O espaço conta com 07 a 10 encontros, entre clareamento da demanda/escuta e devolutiva. Os encontros ocorrem semanalmente, com duração de 2 horas para escuta coletiva e 50 minutos para escuta individual. 

  • Público-alvo: Servidores (técnico-administrativos e docentes) da UnB que apresentem os seguintes fatores de risco ou adoecimento:

- Riscos de adoecimento ocupacional;

- Situações de estresse provocado pelo trabalho, assédio moral;

- Tentativas de suicídio ligadas ao trabalho e acidente de trabalho;

- Afastamento temporário do trabalho por doença ocupacional;

- Em processo de readaptação laboral;

- Indicação, pelo DGP/DSQVT/CASQV, após avaliação dos dados do SIAPE/SAÚDE. 

  • Dias e horários de funcionamento: Agendamento prévio a ser firmado entre os interessados e servidores da CASQV. 
  • Admissão: Atendimento individual: Serviço de Acolhimento Psicossocial da CASQV; Atendimento coletivo: Encaminhamento formal do gestor local para o DGP (obedecendo o fluxo dos trâmites da área), com conhecimento dos interessados e expondo o motivo da solicitação de maneira clara. 

Maiores informações: 3340-2314 (Falar com Jane ou Laene)

 

Coordenadora: Angela Ferreira da Silva

           Localização: SGAN 604/605, Av. L2 Norte, HUB, Ambulatório II, Subsolo, Brasília/DF, CEP: 70840-050.

 

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Universidade de Brasília- UnB

Decanato de Gestão de Pessoas - DGP

Telefone:(61)3107-0391

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