Capacitação, Desenvolvimento e Educação do Servidor

Capacitação
Estudos e Pesquisas
Legislação Pertinente
DSQVT - Diretoria de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho PDF Imprimir E-mail

A DSQVT tem como atividades identificar, planejar, desenvolver e viabilizar condições adequadas de saúde e segurança no trabalho para os servidores docentes e técnicos administrativos da UnB.

Suas ações englobam:

- Criação de programas de qualidade de vida no trabalho;

- Projetos voltados à promoção da saúde;

- Prevenção de doenças ocupacionais;

- Vigilância dos ambientes de trabalho.

Faz parte da Diretoria o Serviço de Saúde Ocupacional e a Unidade Siass/UnB.

A Diretoria é composta pelas seguintes Coordenadorias:

- Coordenadoria de Perícia Oficial de Saúde (CPOS);

- Coordenadoria de Atenção à saúde e Qualidade de Vida (CASQV)

- Coordenadoria de Engenharia e Segurança do Trabalho (CEST);

- Coordenadoria de Saúde Ocupacional (CSO);

Para informações das atividades e programas das Coordenadorias clique no Link respectivo.

Diretor: Nilton Farias Pinto

Localização: Campus Universitário Darcy Ribeiro, ICC-SUL, Subsolo, Sala BSS-187

CEP - 70.910-900 Brasília- DF

Telefone: (61) 2028-5516

Unidade SIASS/UnB

A unidade Siass-UnB foi criada por meio de um acordo de cooperação com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) em dezembro de 2010. Com a criação da unidade, a UnB atende o Decreto n. 6.833, de 2009, que institui o Siass com objetivo de integrar ações e programas em assistência à saúde, perícia oficial e políticas de prevenção.

Outros sete Órgãos Federais fazem parte do acordo:

–         Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL;

–         Banco Central do Brasil – BACEN;

–         Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico – CNPq;

–         Instituto Federal de Brasília – IFB;

–         Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ;

–         Fundação Universidade de Brasília – FUB;

–         Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis – IBAMA;

O que é SIASS?

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) tem por objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores da administração federal direta, autárquica e fundacional, de acordo com a política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal, estabelecida pelo Governo.  Assim, considera-se:

I - assistência à saúde: ações que visem a prevenção, a detecção precoce e o tratamento de doenças e, ainda, a reabilitação da saúde do servidor, compreendendo as diversas áreas de atuação relacionadas à atenção à saúde do servidor público civil federal;

II - perícia oficial: ação médica ou odontológica com o objetivo de avaliar o estado de saúde do servidor para o exercício de suas atividades laborais;

III - promoção, prevenção e acompanhamento da saúde: ações com o objetivo de intervir no processo de adoecimento do servidor, tanto no aspecto individual quanto nas relações coletivas no ambiente de trabalho.