Alteração de Regime de Trabalho de Magistério Superior PDF Imprimir E-mail

Existência de legislação específica, aplicável ao serviço público federal, estabelecendo jornada de trabalho para o cargo.

Ser ocupante exclusivamente de cargo de provimento efetivo.

Requerimento dirigido ao Colegiado do Departamento ou, em caso de inexistência deste, ao conselho da unidade em que estejam lotados. Os processos serão instruídos, além dos dados funcionais, com a seguinte documentação:

1. solicitação do interessado;

2. plano de trabalho para o período de 2 anos, incluindo os aspectos referentes a ensino, pesquisa, extensão e administração;

3. declaração relativa ao acúmulo de cargos, empregos e funções e tempo de serviço em outras instituições; e

4. curriculum vitae atualizado, incluindo publicações e experiência profissional fora da UnB (curriculum lattes).

1. O novo regime de trabalho de Dedicação Exclusiva vigorará a partir da data que completar a documentação exigida (comprovante da inexistência de outro vínculo laboral, declaração de não possuir tempo de serviço a ser ainda averbado).

2. No regime de Dedicação Exclusiva, o docente fica impedido de exercer outra atividade remunerada, pública ou privada, exceto nos casos de:

a) participação em órgão de deliberação coletiva relacionado com as funções de magistério;

b) participação em comissões julgadoras ou verificadoras, relacionadas com o ensino ou a pesquisa;

c) percepção de direitos autorais ou correlatos;

d) colaboração esporádica, remunerada ou não, em assuntos de sua especialidade e devidamente autorizada pela Instituição, de acordo com normas aprovadas pelo Conselho Superior competente.

3. No regime de Dedicação Exclusiva, o docente ficará obrigado a prestar 40 horas semanais de trabalho, em dois turnos diários completos.

4. O docente que acumular licitamente dois cargos públicos somente poderá assumir o regime de Dedicação Exclusiva em um deles, quando solicitar exoneração do outro cargo.

5. A alteração excepcional para o regime de 40 horas semanais de trabalho, em decorrência de designação para chefia, está diretamente vinculada a seu exercício, cessando imediatamente por ocasião da dispensa ou exoneração.

6. A passagem para o regime de Dedicação Exclusiva será vedada quando o docente estiver a menos de 10 anos da aquisição do direito à aposentadoria.

7. Só será efetivada a passagem para o regime de Dedicação Exclusiva após comprovação de rompimento de todo e qualquer vínculo com outra atividade.

1. Arts. 14, 15 e 58 do Anexo ao Decreto nº 94.664, de 23/07/87 (D.O.U. de 24/07/87).
  2. Arts. 5º, inciso I, alínea "a" e 10 da Portaria do MEC nº 475, de 26/08/87 (D.O.U. 31/08/87).
  3. Lei n° 8.168 de 16/01/91 (D.O.U. 17/1/91)
  4. Resolução CEPE nº 50/2004, de 27/5/2004.